A Frente para a Democracia (FpD) é um partido político, cujo texto fundador – o Manifesto Democrático - foi divulgado em Janeiro de 1991. Em Novembro do mesmo ano realizou a sua I Convenção Nacional (constituinte) e está inscrito no Tribunal Supremo, nos termos do art.º15.º, da Lei n.º 15/91, desde 27 de Julho de 1992.
A FpD está representada na Assembleia Nacional por um Deputado, João de Castro Vieira Lopes, eleito nas eleições legislativa multipartidária de 1992, pela lista da Coligação Angola Democrática (AD).
A FpD surgiu em 1991 como forma da luta unida e convergente contra o totalitarismo, a miséria e a degradação dos valores morais, dando expressão aos anseios dos cidadãos angolanos que ao longo dos primeiros dezasseis anos de independência, integraram o movimento democrático de oposição civil.
A FpD, como organização democrática, é um espaço político para o debate e o equacionamento dos problemas nacionais em ordem a buscar respostas adequadas para a conquista e valorização da Paz social, como objectivo fundamental para a acção politica e para os desafios do desenvolvimento nacional e da modernização do país.
A FpD defende um conjunto de valores fundamentais como a Liberdade, a Modernidade e a Cidadania como vectores de realização da Democracia que se consubstancia também na paz, na justiça social e na solidariedade; valores que se inscrevem nas tradições humanistas do nosso povo e tempo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário